segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

MEMORIAL A SOUSA MENDES

Este post foi publicado no Amigos de Aristides e Angelina de Sousa Mendes. Ao publicá-lo neste blogue estou a expressar a minha concordância com esta ideia: "Mais interessante seria colocar o Memorial a Sousa Mendes num local de Lisboa ligado ao percurso histórico de Sousa Mendes ou dos refugiados que ele salvou, como por exemplo no Porto de Lisboa.
O Porto de Lisboa é um porto milenar, talvez um dos portos mais importantes na história da navegação marítima mundial, história que merece ser recordada.
O Porto de Lisboa também faz parte da história de Sousa Mendes."



Sábado, Dezembro 06, 2008
Memorial a Sousa Mendes procura espaço

A colocação do Memorial a Aristides de Sousa Mendes no Jardim do Arco do Cego previsto para o dia 10-Dezembro-2008, foi adiado, segundo a noticia no DN, porque o espaço já estava reservado a outro memorial a José Luis Borges, um escritor argentino de descendência portuguesa.

O encontro com alunos e os outros eventos previstos para marcar o 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem mantêm-se, a partir das 9H na Igreja São João de Deus na Praça de Londres.

"Fonte do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa António Costa confirmou ao DN a situação e garantiu que será "encontrada uma alternativa condigna à localização do memorial. E Aristides de Sousa Mendes não deixará de ser homenageado por Lisboa".

O topo sul do Parque Eduardo VII (junto ao Marquês de Pombal) poderá ser um sítio alternativo. Mais interessante seria colocar o Memorial a Sousa Mendes num local de Lisboa ligado ao percurso histórico de Sousa Mendes ou dos refugiados que ele salvou, como por exemplo no Porto de Lisboa.

O Porto de Lisboa é um porto milenar, talvez um dos portos mais importantes na história da navegação marítima mundial, história que merece ser recordada.
O Porto de Lisboa também faz parte da história de Sousa Mendes.

Noticias: rtp; JN; DN; Livros

Etiquetas: Eventos SM

Sem comentários: