quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PERGUNTAS

Vai haver eleições autárquicas. Que programa vai ter cada um dos candidatos em relação a Aristides Sousa Mendes, à sua memória e à restauração da Casa do Passal? Noutras eleições, que pontos estiveram nos programas dos candidatos eleitos? Que verbas foram dedicadas à sua memória e à reconstrução pela Câmara Municipal de Carregal do Sal, neste e noutros mandatos? Quem tirou benefícios com a memória de Aristides de Sousa Mendes?

5 comentários:

Anónimo disse...

Boas questões.
A Câmara Municipal de Carregal do Sal pouco ou nada tem feito para homenagear, para divulgar o Acto de Consciência de Aristides de Sousa Mendes. Falo desta entidade porque penso que devia ser a mais interessada, já que o seu presidente integra a administração da Fundação, situa-se no seu município o que deveria ser o Centro de tudo o que se relacionasse com Sousa Mendes - a Casa do Passal, em Cabanas de Viriato.
Infelizmente, eu que participei na discussão dos Estatutos da Fundação, nunca tive dúvidas de que o actual presidente e os vereadores que estavam com ele, no fundo pouca importância davam a A. de Sousa Mendes e ao seu exemplo nobilíssimo.
Nem algum apoio que deram a iniciativas de outros é suficiente para mascarar a sua indiferença, por Aristides de Sousa Mendes. Essa olímpica indiferença é bem patente face à ruina em que permanece a Casa do Passal e à paralisia em que caiu a causa Sousa Mendes.

Anónimo disse...

Talvez agora seja benefico começar
a falar na Fundação.E um tema que interessa á Camara, ja que tem outros problemas maiores, o do desemprego no Concelho, e como todo o bom politico quer tapar o Sol com a peneira.Acho que sim,tenho pena de não votar em Beijos, mas acho que devemos lutar para que se faça alguma coisa útil neste País e sem duvida alguma a reconstrução da Casa do Passal e fazer de ARISTIDES DE SOUSA MENDES
o Estandarte da Luta dos Direitos Humanos.
ANA PAULA FERNANDES

Anónimo disse...

A reabilitação da Casa do Passal, se algum dia vier a ser realizada, implica um investimento superior 2 milhões de euros.
A importância do projecto de investimento, e posteriormente do museu Sousa Mendes como pólo de atracção de turismo cultural, mais que justifica interpelar os candidatos sobre o que fizeram e o que tencionam fazer a respeito do projecto Sousa Mendes.

José Carlos Abrantes disse...

No fim de semana passado, algumas pessoas me vieram dizer da sua adesão a este questionamento aos candidatos que querem gerir o município no futuro, após as eleições. Quem se interessa por Aristides de Sousa Mendes, pelos Direitos Humanos, por Cabanas, pelo Concelho, pelo bom nome do nosso País não poderá ficar contente com a inacção e com o eterno estender a mão ao governo central. Dito de outro modo: que parte do erário publico destinam os candidatos a Aristides de Sousa Mendes? Que mobilização do esforço financeiro e cívico estão os candidatos prontos a organizar e a estimular?

Unknown disse...

Chamo-me Cristina Borges, sou candidata a Presidente da Junta de Cabanas de Viriato, e também eu fico revoltada quando vejo que nada foi feito pela reconstrução da casa do Passal. Não sou Cabanense, sou casei com um, mas tenho Cabanas e ainda mais Aristides de Sousa Mendes no coração. Do meu programa consta a divulgação e "promoção" de Aristides de Sousa Mendes insistir na reabilitação da casa junto das entidades responsaveis. Vamos ver se os eleitores reconhecem esses valores!