terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ENVIADO POR SILVERIO SOUSA MENDES E CRISTINA GARIN

"Um homem que sacrifica a família e a sua carreira para salvar mais de 30 000 pessoas, merece cair no esquecimento, sem que esta "lição", seja passada às gerações seguintes?

Esta iniciativa, tem como objecto homenagear e divulgar a grande personagem da História Mundial, Aristides de Sousa Mendes. Homem injustiçado, por vezes desconhecido, que merece ser relembrado ao longo das gerações, pela cega defesa serrada dos DIREITO À VIDA e do DIREITO À LIBERDADE. Permitindo, juntamente com a sua família, a fuga de mais de 30 000 vidas à morte.

Atribuindo o nome à nova ponte a construir sobre o rio Tejo, em Lisboa, será uma forma de fazer perpetuar a memória de Aristides de Sousa Mendes. Desta forma solicito a todos os que julgarem que um exemplo como este, deve ser relembrado para "sempre", assinem esta petição on-line.

Para assinar a petição (abaixo-assinado), basta abrir o link que se segue e introduzir essencialmente o nome e o numero de Identificação pessoal (Bilhete de Identidade ou outro equivalente):

http://www.gopetition.com/petitions/homenagem-aristides-sousa-mendes.html

Divulguem esta iniciativa, pelos seus amigos! (em Bcc)"


Tenho muita pena, mas não vou assinar. Não por causa de Aristides de Sousa Mendes que merece todo o meu reconhecimento pessoal. Mas não considero adequado ligar o seu nome a esta política de obras públicas. Considero que o país precisa mais de bibliotecas do que de estradas, mais de universidades de qualidade do que de estádios de futebol (e ha quem se mexa para ter mais...). Assinaria por uma biblioteca Aristides de Sousa Mendes, mesmo que fosse um projecto faraónico. Porque não?

Sem comentários: